A obesidade aumenta o risco de diversas doenças associadas (comorbidades) e resulta em sérios prejuízos à saúde. São vários fatores que levam à obesidade. Geralmente é uma combinação de fatores genéticos, ambientais e psicológicos.
Causas da obesidade
A obesidade tem causas multifatoriais e resulta de interação de fatores genéticos, metabólicos, sociais, comportamentais e culturais. Na maioria dos casos, associa-se ao abuso da ingestão calórica e ao sedentarismo, em que o excesso de calorias armazena-se como tecido adiposo, gerando o balanço energético positivo. O balanço energético pode ser definido como a diferença entre a quantidade de energia adquirida e gasta na realização das funções vitais e de atividades em geral.
Impacto na saúde
Vários distúrbios fisiopatológicos são causados pela obesidade, principalmente nas pessoas com IMC (índice de massa corporal) acima de 30 kg/m2. Podem ser citados os distúrbios cardiovasculares como hipertensão arterial sistêmica, trombose venosa profunda, entre outros. distúrbios endócrinos (diabetes mellitus tipo II, dislipidemia, hipotireoidismo, infertilidade e outros), distúrbios respiratórios (apneia obstrutiva do sono, síndrome da hipoventilação, doença pulmonar restritiva). A obesidade ainda pode gerar disfunções gastrointestinais, como hérnia de hiato e colecistite; distúrbios dermatológicos, como estrias e papilomas; distúrbios músculos-esqueléticos, como osteoartrose e defeitos posturais; distúrbios psicossociais, como sentimento de inferioridade e isolamento social; e outras implicações, como o aumento do risco cirúrgico e anestésico e também a diminuição da agilidade física.
Tratamentos
A obesidade constitui-se em condição médica crônica de etiologia multifatorial, o que requer tratamento de múltipla abordagem. A orientação dietética e programação de atividade física.
- Reeducação alimentar, adquirindo hábitos saudáveis e priorizando a ingestão equilibrada de calorias orientada por nutricionista qualificado;
- Acompanhamento com nutricionista, a fim de analisar os resultados e verificar o que será mantido ou modificado;
- Prática regular de exercícios físicos.
Qualidade de Vida
Saúde não significa apenas não estar doente, mas alcançar o estado de satisfação e plenitude consigo próprio e com a vida.




